Como aplicar a Argamassa:
     
 
Antes de iniciar a aplicação da argamassa, remova resíduos e contaminações das bases de alvenarias.

Havendo necessidade de uso de argamassas de regularização em pontos específicos, verificar a compatibilidade dessa argamassa com argamassa e o substrato a ser regularizado. Verificar sempre a aderência dessa regularização e sua resistência superficial.

Sobre as superfícies muito lisas, como concreto, escová-las com escova de aço ou mecanicamente, lavar a base para a retirada de todos os resíduos, óleos, graxas e vestígios de desmoldantes.
     
Quando houver nas bases (alvenarias) falhas superiores a 2 cm de altura, largura ou profundidade, as mesmas devem ser preenchidas com uma argamassa de regularização compatível com argamassa ou com a própria argamassa (com, no máximo, 12 horas entre a regularização das imperfeições e a execução do revestimento decorativo).

Na junção de materiais diferentes, que existam riscos de fissuras, inserir uma tela de fibra vidro devidamente dimensionada, estruturando argamassa nessas áreas (obedecer um projeto de fachada específico se o mesmo existir).
 
A tela de fibra de vidro deve ser inserida na primeira camada de argamassasobre cerca de 5 mm de espessura de material, recebendo depois a camada de acabamento. As telas podem ser colocadas, no máximo, 12 horas antes ou mesmo na argamassa fresca no momento da aplicação.

O uso da tela de fibra de vidro é obrigatório no encontro de materiais diferenciados, junção de estrutura-alvenaria, e nos bordos superiores e inferiores das esquadrias. Porém, de forma alguma elimina encunhamentos e detalhes construtivos que contenham fissuras estruturai, como contravergas.
     
     
Como aplicar o Rejunte:
 
 
A argamassa de rejuntamento, ou simplesmente rejunte, é utilizada no preenchimento dos espaços entre duas peças cerâmicas consecutivas, e tem por função apoiar e proteger as arestas das peças cerâmicas. Da mesma forma que para a argamassa colante, o tipo de rejunte a ser usado depende do ambiente onde será aplicado.

A argamassa de rejuntamento é vendida em sacos ou caixas. Atualmente existe no mercado rejuntes de diversas cores.

A cor do rejunte pode afetar significativamente o efeito visual da área a ser revestida :
     
DICA: Nunca use rejuntes claros em pisos externos assentados em áreas de muita circulação, sujará com muita facilidade.
 
- Rejunte de cor similar ao revestimento: Efeito uniforme
- Rejunte claro e revestimento escuro: Evidencia a cor e a textura do revestimento
- Rejunte cinza: Cor neutra que fica melhor em pisos.
- Rejunte escuro e revestimento claro: Enfatiza o layout da parede
Fonte:ccb.org
 
A escolha do rejunte deve ser feita em conjunto com a escolha da argamassa. Existem rejuntes rígidos a base de cimento (para áreas internas secas), rejuntes flexíveis com baixa permeabilidade a base de cimento mais látex (para pisos e paredes em áreas úmidas internas) e rejuntes com baixíssima permeabilidade e flexíveis a base de látex (para paredes internas) ou a base de epóxi (para pisos externos e em fachadas).