O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de anti-poluição. O ambientalismo não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas para uma possível diminução ou até mesmo solução desses problemas.

Considerando-o um movimento social, podem inserir-se neste contexto, todas as instituições, agências, organizações-não-governamentais, políticas, ativistas independentes e outros, cuja atuação tenha por princípio a defesa do meio ambiente seja através de manifestações sociais, projetos para a conservação ecológica etc. O movimento por justiça ambiental considera que os problemas ambientais ligam-se aos sociais. Um ambientalista é alguém que acredita que o meio ambiente, por ser a fonte de recursos da humanidade, deveria ter sua exploração de forma mais planejada a fim de não esgotar o planeta para as gerações futuras.

Neste contexto a TechMassa já surge no cenário nacional com uma preocupação ambiental, sua jazida de extração de areia, principal matéria prima do produto, é própria, aprovada e legalizada junto ao SEMAR – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí e o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, pois acreditamos que só poderemos ter qualidade no produto, preço justo e crescimento com responsabilidade ambiental.